top of page

Alta Miopia em crianças, o que fazer?

Atualizado: 29 de set. de 2023

Autor: Marcelo Vieira da Silva - Técnico Optometrista e Técnico Óptico da Óticas Luniz de São José dos Pinhais


Resumo

A alta miopia é um erro refrativo do(s) olho(s) que compromete a acuidade visual dos indivíduos, com consequências seríssimas para quem convive com essa ametropia, em especial as crianças, limitando-as em vários aspectos, entre eles sociais e educacionais. A partir dessa constatação, lentes oftalmológicas especiais foram desenvolvidas para crianças que portadoras da alta miopia a fim de diminuir o crescimento acentuado da alta miopia, melhorando a acuidade e o conforto visual.

O que está acontecendo com a visão das crianças?

Em função de diversos fatores transformacionais na vida das novas gerações, tais como:

  • Redução do tempo de atividades realizadas ao ar livre;

  • Uso excessivo de aparelhos eletrônicos, em especial o celular;

  • Maior tempo de permanência em casa e em salas de aula on-line, realizando atividades que demanda a visão de perto por muito tempo e;

  • Redução da interação social.

As crianças têm cada vez mais apresentado quadros de alta miopia, o que é extremamente perigoso para a saúde visual deles.


O que é a Alta Miopia?

A alta miopia é o erro refrativo identificado no(s) olho(s) humano(s) durante o exame de vista que aponta para valores acima de 6 dioptrias negativas, sendo dioptria a medida utilizada em óptica para determinar este erro refrativo

, popularmente conhecida como graus. Essa miopia pode ser acompanhada, ou não, do astigmatismo, que quando isso acontece agrava ainda mais a acuidade visão da criança, pois além da dificuldade para enxergar de longe que ela apresenta, o astigmatismo borra as imagens observadas.


Consequências da Alta Miopia

Além dos sintomas que podem ser relacionados a alta miopia, tais como dores de cabeça, cansaço na região dos olhos, desatenção e dificuldade no aprendizado em sala de aula entre outros, a alta miopia é um quadro muito complicado, porque fatalmente a criança irá se limitar cada vez mais no desenvolvimento de suas atividades socioeducativas. Quando falamos em atividades sociais, podemos observar uma limitação na interação restrita a um número limitado de pessoas, muitas vezes sendo apenas a família o convívio mais próximo, com pouquíssimos amigos, e alguns casos podemos observar um isolamento social crescente. Já do ponto de vista educacional, verificamos limitações na leitura, aprendizado em sala de aula, muitas vezes traduzido em notas baixas.

Estes dois elementos, sociais e educacionais, podem ser agravados ainda com a possibilidade do desenvolvimento de patologias relacionadas a alta miopia, uma vez que casos graves podem apresentar doenças como o desprendimento de retina e a deficiência visual propriamente dia, o que em casos mais graves pode levar a cegueira.


Por que a Alta Miopia surge?

Dentre algumas das causas que podemos citar, a alta miopia pode ocorrer por alguns fatores congênitos, tais como a etnia da pessoa ou histórico familiar, mas também por hábitos que foram mudando ao longo de nossas vidas, como a falta de atividades ao ar livre sem eletrônicos ou o uso destes eletrônicos, principalmente o celular, por muitas horas seguidas, sem o devido descanso.

Estas situações citadas acima, podem gerar a a alta miopia, determinada pela presença dos valores citados no início deste artigo.


O que é possível ser feito para diminuir a progressão desta alta miopia?

Mudanças de hábitos como atividades ao ar livre, alternância do uso da visão de perto com a visão de longe com maior frequência, e a prática de exercícios oculares podem ser boas saídas para um mínimo de controle da alta miopia, mas de fato, uma vez constatado este quadro, dificilmente ele se estabilizará sem o uso de alguma estratégia para reduzir a progressão desta alta miopia, uma delas é a adoção de lentes oftálmicas especiais para alta miopia.

O que são Lentes Oftálmicas Especiais para Alta Miopia




São lentes criadas a partir de estudos conduzidos com amostras populacionais válidas, que visam controlar a progressão da alta miopia na criança. Estudos realizados demonstraram resultados importantes que podem servir de base para a tomada de decisão dos pais em adotar estas lentes nas crianças, pois elas vão funcionar como um tratamento sobre os olhos, minimizando a progressão acentuada da alta miopia, ao m

esmo tempo que entrega qualidade de visão para que elas possam desenvolver suas atividades com qualidade e conforto visual. Dentro deste mesmo estudo houve casos em que a progressão da alta miopia chegou a zerar.

A adoção destas lentes em quase 100% dos casos se dá por recomendação do oftalmologista responsável pelo acompanhamento da criança, e pelo suporte do profissional óptico habilitado e capaz de auxiliar a família na escolha correta dos óculos, tomada de medidas e acompanhamento do pequeno cliente em todo o período de uso destas lentes. Além disso, estas lentes possuem garantias específicas que suportam a troca, sem custo algum para o cliente, respeitados alguns pré-requisitos básicos.


Ficou interessado em saber mais sobre estas lentes?

Quer contar com um apoio técnico competente para ajudar seu filho(a) e você?

Venha até nossa loja com seu(sua) filho(a) para que possamos dar todo o auxílio que ele(ela) precisa para enxergar corretamente e ter o conforto visual que sempre mereceu.


Venha conhecer nossos serviços e produtos e esteja certo de que você vai ter uma visão muito melhor aqui na Óticas Luniz.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page