top of page

Lentes Multifocais

Atualizado: 4 de out. de 2023

Autor: Marcelo Vieira da Silva - Técnico Óptico da Óticas Luniz de São José dos Pinhais



O que são lentes multifocais? É esse o nome mesmo?

Normalmente pessoas com idade acima de 40 anos desenvolvem a presbiopia, que é a visão cansada para perto. Ao adotar o uso de lentes multifocais, e o próprio nome deste produto quer dizer isso, a pessoa conseguirá enxergar objetos em diferentes distâncias, sendo as principais longe (acima de 6 metros), intermediária (entre 40 cm e 6 metros) e perto (do rosto até 40 cm aproximadamente). Essas lentes possuem diferentes níveis de graus posicionados conforme a necessidade, descrita pelo especialista em saúde na sua receita oftalmológica.

Estas lentes também são conhecidas com o nome de progressivas.


Por que elas são as mais indicadas para pessoas acima de 40 anos?

Ao utilizar lentes multifocais você pode dispensar o uso de dois ou mais óculos. Assim você tem mais conforto na sua vida para enxergar tudo, evitando a perda de tempo de ficar trocando de óculos a cada momento. E essa é apenas uma das vantagens.


Qual é a melhor marca de lente multifocal?

A melhor lente multifocal é aquela que atende as necessidades do cliente. Não escolha as lentes pela marca, mas sim pelo que você precisa. E neste momento, o técnico óptico da Ótica é o melhor profissional para te auxiliar na escolha, isso porque com o apoio desse profissional, ele saberá indicar o produto que mais se adequa a suas necessidades diárias, e isso não quer dizer que a melhor lente é a mais indicada para você!

Há marcas que entregam mais qualidade nas lentes por possuírem anos de experiência e pesquisa sobre a visão, aí sim você vai ter vantagens em relação a marcas mais básicas. Marcas como Essilor, Hoya, Rodenstock e Zeiss são algumas das que entregam valor percebido para os clientes.


Campos de Visão, o que é isso?

Os campos de visão nas lentes multifocais são as áreas onde as lentes entregam os graus que vão compensar o erro refrativo que você tem na visão. Há lentes que priorizam o campo de longe, outras priorizam o campo intermediário da visão e já outras priorizam a visão de perto. Também há lentes no mercado que equilibram a entrega de visão entre todos estes campos. Veja as imagens abaixo.

Repare que a lente da esquerda tem os campos de visão intermediário e de perto mais restritos, e isso pode gerar algum incômodo para o dia-a-dia, ao passo que a lente exemplificada no lado direito tem campos de visão mais abertos, e isso possibilita um conforto maior para enxergar.


Por que algumas pessoas reclamam de óculos com lentes multifocais?

Normalmente o que acontece são erros durante o processo de venda destas lentes, onde a responsabilidade é do vendedor(a)/ótica ou erros do laboratório que trabalha as lentes a partir do pedido da ótica, mas essa situação do laboratório errar é mais rara de acontecer. Independente da origem do problemas, o resultado disso é termos óculos que não atendem ao básico para o cliente, que é entregar conforto para a visão do cliente. E aí um ótimo produto fica com estigma de que não presta, mas isso pode ser evitado (leia mais abaixo como evitar problemas com lentes multifocais).


Quais são os sinais de que os óculos multifocais estão errados?

Temos inúmeros sinais que podem ser percebidos quando os óculos multifocais estão errados, mas podemos citar como principais:

· Dificuldade de andar com os óculos, tais como sensação de chão mais próximo ou mais distante do que realmente está;

· Não conseguir enxergar em uma ou mais distâncias (longe, intermediário e/ou perto);

· Dores de cabeça e/ou tonturas.


Óculos de outra pessoa podem servir em mim?

Definitivamente não! É praticamente impossível os óculos de outra pessoa darem certo em você. São outras medidas, então não têm como dar certo.


Como escolher óculos multifocais de qualidade e que não deem problemas?

· Escolha uma ótica que tenha um técnico óptico formado, peça para ver o diploma deste profissional, e que tenha experiência no trabalho suficiente para assumir a responsabilidade pelo produto que está sendo feito;

· Procure perceber se o profissional que está lhe atendendo é capacitado para lhe atender. Não adianta gastar o seu dinheiro com quem não sabe trabalhar;

· Verifique se os produtos ofertados possuem garantia. Caso não, não faça seus óculos nesta ótica.

· Evite comprar óculos em óticas que ficam puxando você na rua para ir na ótica, o problema começa aí.


Venha conhecer nossos serviços e produtos e esteja certo que você vai ter uma visão muito melhor aqui na Óticas Luniz.



107 visualizações0 comentário
bottom of page